ETAPAS DE UMA PESQUISA

Definição do objetivo
Relacionada ao tipo de pesquisa a ser realizada, a definição do objetivo é, sem dúvida, etapa prioritária no desenvolvimento de um projeto de pesquisa. O objetivo determina o escopo da pesquisa, a população-alvo e, de forma geral, o delineamento do experimento. A definição do objetivo é de responsabilidade do coordenador da pesquisa em função do entendimento das necessidades do cliente solicitante. 


Seleção da amostra
A amostra é um subconjunto de unidades experimentais representativo da população-alvo, que pode ser constituída por indivíduos, empresas, fábricas, cobaias, entre outros.
Previamente à seleção da amostra, é preciso estabelecer o tamanho da amostra requerido para cumprir o objetivo da pesquisa. Define-se, então, o processo de amostragem que se refere à utilização de técnicas de amostragem, visando a representatividade da amostra e a redução dos custos.


O Instrumento
Por instrumento, entende-se a forma de obtenção das informações. Nesta etapa, é elaborado o questionário, é estabelecida a forma de coleta (entrevista pessoal, por telefone, postal, internet, auto-preenchimento, entre outras), bem como a padronização dos instrumentos de mensuração (fita métrica, balança, manômetro, coleta de sangue), se necessário.
Precauções devem ser tomadas para que o questionário inclua todas as informações requeridas para cumprir o objetivo da pesquisa, mas que não seja demasiadamente longo, incluindo perguntas desnecessárias.
 


Trabalho de Campo
Chama-se trabalho de campo a etapa relativa à coleta de informações. Desta etapa fazem parte:

Pré-teste 
Consiste em realizar um estudo piloto com o objetivo de testar o questionário e a forma de obtenção das informações, para que não ocorram gastos inúteis acarretados por problemas na coleta das informações, que só seriam percebidos na análise posterior dos resultados.

Treinamento
Consiste em dar treinamento aos entrevistadores, no caso de entrevista pessoal, no sentido de uniformizar e padronizar a maneira de obtenção das informações.

Organização do trabalho de campo
Desta etapa, faz parte a escolha dos entrevistadores, a organização dos aspectos relacionados à supervisão dos entrevistadores, assim como a organização do campo propriamente dita, como locomoção e acomodação dos entrevistadores e supervisores, transporte, freqüência de entrevistas, entre outros, visando à otimização do acesso aos participantes, a fidedignidade das informações coletadas e a minimização dos custos.


Análise dos dados
Para a análise das informações coletadas no desenvolvimento da pesquisa são utilizados procedimentos estatísticos que incluem medidas de estatística descritiva, técnicas de inferência estatística, técnicas de análise multivariada, e modelos com estrutura de dependência das observações. Tanto a análise univariada, que se refere ao estudo de cada variável individualmente, como a análise multivariada, que se refere ao estudo dos efeitos conjuntos das várias variáveis, são etapas importantes para que se tenha uma compreensão abrangente dos resultados.
A partir da aplicação dos testes estatísticos, procede-se à interpretação dos resultados, visando subsidiar as estratégias corporativas e as políticas a serem adotadas pelo cliente solicitante.


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