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ETAPAS DE UMA
PESQUISA
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Definição
do objetivo |
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Relacionada
ao tipo de
pesquisa a ser realizada, a definição do objetivo é,
sem dúvida, etapa prioritária no desenvolvimento de um projeto
de pesquisa. O objetivo determina o escopo da pesquisa, a população-alvo
e, de forma geral, o delineamento do experimento. A definição
do objetivo é de responsabilidade do coordenador da pesquisa
em função do entendimento das necessidades do cliente
solicitante.
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Seleção
da amostra |
A
amostra é um subconjunto de unidades experimentais representativo
da população-alvo, que pode ser constituída por indivíduos,
empresas, fábricas, cobaias, entre outros.
Previamente à seleção da amostra, é preciso estabelecer o tamanho
da amostra requerido para cumprir o objetivo da pesquisa.
Define-se, então, o processo de amostragem que se refere à utilização
de técnicas
de amostragem, visando a representatividade da amostra
e a redução dos custos. |
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O
Instrumento |
Por
instrumento, entende-se a forma de obtenção das informações.
Nesta etapa, é elaborado o questionário, é estabelecida a forma
de coleta (entrevista pessoal, por telefone, postal, internet,
auto-preenchimento, entre outras), bem como a padronização dos
instrumentos de mensuração (fita métrica, balança, manômetro,
coleta de sangue), se necessário.
Precauções devem ser tomadas para que o questionário inclua
todas as informações requeridas para cumprir o objetivo da pesquisa,
mas que não seja demasiadamente longo, incluindo perguntas desnecessárias.
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Trabalho
de Campo |
Chama-se
trabalho de campo a etapa relativa à coleta de informações.
Desta etapa fazem parte:
Pré-teste
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Consiste
em realizar um estudo piloto com o objetivo de testar
o questionário e a forma de obtenção das informações,
para que não ocorram gastos inúteis acarretados por problemas
na coleta das informações, que só seriam percebidos na
análise posterior dos resultados.
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Treinamento |
Consiste
em dar treinamento aos entrevistadores, no caso de entrevista
pessoal, no sentido de uniformizar e padronizar a maneira
de obtenção das informações.
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Organização
do trabalho de campo |
Desta
etapa, faz parte a escolha dos entrevistadores, a organização
dos aspectos relacionados à supervisão dos entrevistadores,
assim como a organização do campo propriamente dita, como
locomoção e acomodação dos entrevistadores e supervisores,
transporte, freqüência de entrevistas, entre outros, visando
à otimização do acesso aos participantes, a fidedignidade
das informações coletadas e a minimização dos custos. |
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Análise
dos dados |
Para
a análise das informações coletadas no desenvolvimento da pesquisa
são utilizados procedimentos estatísticos que incluem medidas
de estatística
descritiva, técnicas de inferência
estatística, técnicas de análise
multivariada, e modelos
com estrutura de dependência das observações. Tanto
a análise univariada, que se refere ao estudo de cada variável
individualmente, como a análise multivariada, que se refere
ao estudo dos efeitos conjuntos das várias variáveis, são etapas
importantes para que se tenha uma compreensão abrangente dos
resultados.
A partir da aplicação dos testes estatísticos, procede-se à
interpretação dos resultados, visando subsidiar as estratégias
corporativas e as políticas a serem adotadas
pelo cliente solicitante. |
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